Sousa/PB -

Cientista vem à Sousa, descobre que o Vale dos Dinossauros pode ser extinto; Alerta mobiliza sociedade; Vídeo

O Patrimônio Paleontológico de Sousa tem reconhecida importância internacional. Desde da década de 1970 é versada a referência das pegadas no Vale

Da Redação Repórter PB

05/02/2018 às 16:07

Tamanho da fonte

O Patrimônio Paleontológico de Sousa tem reconhecida importância internacional. Desde da década de 1970 é versada a referência das pegadas no Vale dos Dinossauros o que trouxe pesquisadores do mundo inteiro a estudarem esses registros.



A Cientista da Universidade de São Carlos/SP, Dra. Aline Ghiliardi lidera uma Equipe de Pesquisadores, e estar realizando estudos na bacia sedimentar do Rio do Peixe, e se deparou com a triste realidade: “as pegadas estão se degradando, e em pouco tempo, elas podem não existir mais”, alerta.



Os novos estudos feitos pela Cientista Aline revelam a triste realidade que há uma acelerada tanto natural, como ação humana de degradação justamente no Sítio Passagem das Pedras, aonde existe a maior trilha de pegadas de Dinossauros no Mundo.



A própria pesquisadora flagrou Bovinos pastando na área preservada, ação de um produtor rural que tem terra no limite do Vale dos Dinossauros, e há denuncia que a cerca que demarca área é cortada, e a cancela aberta propositalmente durante a noite para que os animais pastem no leito do Rio do Peixe, proporcionando aceleração temporal para a extinção das pegadas.

O caso já foi comunicado a SUDEMA, órgão do Estado pela direção do Vale dos Dinossauros, que por sua vez denunciou ao Ministério Público Federal para as medidas cabíveis.



Diante da triste realidade foi se criado o Manifesto “SOUSATITAN”, Vale a pena Lutar pelo Vale, que tem como proposito, engajar vários segmentos da sociedade, e buscar soluções, e medidas em curto prazo para ajudar na preservação.

Na manhã desta segunda-feira (05), ocorreu no Auditório do SEBRAE em Sousa, palestra com a Cientista, Aline Ghiliardi com a Imprensa local, oportunidade que foram repassadas importantes informações, e sugestões ao médio e longo prazo para manter vivo o Vale dos Dinossauros.

A reunião ainda contou com as participações de César Nobrega, Rodrigo, diretor do SEBRAE, e a diretora do Vale dos Dinossauros, Alessandra Mariz.

O Portal REPORTERPB entrevistou a Cientista que explica com mais detalhes o assunto.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.