Sousa/PB -

Poço Dantas-PB: Familiares e amigos celebram o aniversário da professora Erivalda Paulina Deniz

Familiares, amigos, alunos e servidores celebraram terça-feira (27), em Poço Dantas-PB, o aniversário da professora, Erivalda Paulina Deniz, filha de Rita Paulina dos Santos,

Da Redação Repórter PB

27/02/2018 às 10:08

Imagem erivalda

erivalda ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

Familiares, amigos, alunos e servidores celebraram terça-feira (27), em Poço Dantas-PB, o aniversário da professora, Erivalda Paulina Deniz, filha de Rita Paulina dos Santos, de saudosa memória. A pedagoga Erivalda Paulina Deniz é mãe de da estudante de Psicologia da Faculdade Santa Maria (FSM) de Cajazeiras-PB, Cleópatra Deniz de Sousa (Cléo), das estudantes Amália Gurgel Deniz e Maria Rita Deniz. A aniversariante é avó de Estevão e Ana Luiza. Erivalda Paulina Deniz é irmã do vereador José Rildo de Almeida (PTB); do pré-candidato a vereador, servidor público José Paulino (Zé de Rita) e prima do vereador Francisco Paulino Diniz – Tutinha (PTB).

A educadora Erivalda Paulina Deniz é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Cajazeiras-PB, professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Poço Dantas-PB, membro do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poço Dantas, ativista política e defensora ardorosa das políticas públicas e sociais. Como sindicalista ela também tem uma longa história de luta e dedicação às causas sociais e sindicais. Ela é mestra, mulher, audaciosa, lutadora, combativa, guerreira, estimada, determinada e destemida.

Como professora já desenvolveu um importante trabalho na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental João Cesário na Comunidade de Lagoa dos Cesários. Atualmente trabalha na Escola Municipal Rosa Dias na sede do município. Erivalda Paulina Deniz tem participado ativamente das plenárias do Orçamento Democrático do Governo Ricardo Coutinho.

A sindicalista Erivalda Paulina Deniz tem desenvolvido um trabalho pela valorização dos trabalhadores da educação na região ao lado do presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Bernardino Batista, professor Hiltom Paulo Araújo Almeida, do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uiraúna, professor Edilson Anacleto David e da ex-vereadora e professora Maria Eva de Sousa Lira, dentre outros.

Erivalda Paulina Deniz foi a responsável pela coleta de assinaturas para o plebiscito para a emancipação política do município. Poço Dantas teve sua emancipação política em 29 de abril de 1994, através da Lei nº 5.931. Em 3 de outubro de 1996, aconteceu a primeira eleição, tendo sido eleito José Milton Santiago como primeiro prefeito constitucional do município.

Professora Erivalda Paulina Deniz é uma pessoa bastante querida e respeitada na sociedade poço-dantense pelo seu dinamismo, liderança, carisma, determinação, inteligência e competência. A educadora Erivalda Paulina Deniz é uma expressiva liderança tanto na área educacional quanto sindical na região, com um legado grandioso. Sua capacidade de aglutinar e de liderar é extraordinário. Professora Erivalda Paulina Deniz recebeu os parabéns de familiares, amigos, irmãos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), alunos, colegas de trabalho e sindicalistas.

A educadora Erivalda Paulina Deniz destacou o seu papel de educadora. Reforçou que faz aquilo que ama e que sua missão de educar, mesmo sendo árdua, não é um fardo pesado porque trabalha com muito amor, dedicação e, sobretudo com compromisso com a educação e destacou que os trabalhadores da educação devem chamar para si a responsabilidade de contribuir na descoberta do conhecimento pelo educando, não é apenas repassar o conteúdo, "transferir conhecimento", é perceber que a educação é uma ferramenta na autonomia do pensar, é formar pessoas críticas.

"O educador deve estar embasado teoricamente para apontar métodos que despertem no jovem e no adulto a conscientização, a criatividade e o interesse em querer saber sempre mais. Uma das grandes inovações da pedagogia do mestre Paulo Freire é considerar que o sujeito da criação cultural não é individual, mas coletivo”, disse a professora Erivalda Paulina Deniz.

 

Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.