Sousa/PB -

Servidores municipais protestam contra salários atrasados nesta terça em Uiraúna

A mobilização partirá numa caminhada pelas principais ruas da cidade

Da Redação Repórter PB

22/01/2018 às 10:11

Imagem Dinheiro

Dinheiro ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

Com dois meses de salários atrasados, e sem previsão sobre o pagamento,  servidores públicos do município de Uiraúna, Alto Sertão da Paraíba, marcaram uma manifestação para a terça-feira (23), com concentração na Igreja Matriz Jesus Maria José, às 8h.  

O ato é organizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais que tomou a decisão após uma reunião sábado (20), com toda a categoria.  A mobilização partirá numa caminhada pelas principais ruas da cidade. 

Reza o artigo 37 da Constituição Federal que administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Sabendo que aquele que trabalha tem o direito de receber, e ainda assim negando, percebe-se o desprezo da pela moralidade da Administração Pública de Uiraúna. Salários são verbas sociais e de pleno direito do servidor, constitucionalmente garantidos pela Magna Carta, e a garantia de seu pagamento é imperiosa, sob pena de restar caracterizado o enriquecimento ilícito da Administração Pública.

Diz a jurisprudência pátria:
AÇÃO DE COBRANÇA. SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL. SALÁRIOS ATRASADOS. Se comprovada a prestação de serviços referente ao meses alegados, não se pode furtar a Prefeitura, sob a alegação de violação da Lei de Responsabilidade Fiscal ou obrigação contraída pela administração anterior, de efetuar o pagamento dos salários em atraso do servidor, máxime quando se trata de verba alimentar, sob pena de afronta ao princípio que proíbe o locupletamento ilícito.

Segundo o mestre Hely Lopes Meirelles "a percepção de vencimentos pelo exercício do cargo é a regra da administração brasileira, que desconhece cargo sem retribuição pecuniária".

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Edilson Anacleto David, disse que o objetivo da mobilização é cobrar do prefeito, João Bosco Nonato Fernandes - Dr. Bosco - (PSDB), o pagamento dos vencimentos de todos os servidores 
municipais.

“A situação dos servidores é calamitosa, os problemas decorrentes da falta de dinheiro estão se acentuando dia a dia. Se persistir a inadimplência da Prefeitura Municipal de Uiraúna, irá gerar danos de difícil reparação aos servidores, que estão com suas necessidades vitais ameaçadas”, alerta o sindicalista Edilson Anacleto David.

“Os servidores municipais não podem pagar pela crise dos governos federal e municipal. Queremos providências e não propostas”, disse Edilson Anacleto David.

Abdias Duque de Abrantes

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.