Sousa/PB -
Calorias

Cortar 15% das calorias pode retardar o envelhecimento

Medida impacta em mecanismos como o processo oxidativo e o metabolismo

Da Redação Repórter PB

22/03/2018 às 19:42

Imagem Calorias

Calorias ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

Cortar as calorias que você consome pode retardar o processo de envelhecimento e proteger contra doenças relacionadas à idade. É o que diz uma pesquisa publicada no jornal especializado Cell Metabolism. Em um dos primeiros estudos desse tipo em humanos, cientistas do Instituto de Pesquisas Biomédicas de Pennington, nos Estados Unidos, descobriram que o corte de calorias em 15% leva à perda de peso, reduz o estresse oxidativo (processo que tem sido vinculado ao diabetes, câncer, doença de Alzheimer e outras condições relacionadas à idade) e ativa o metabolismo. “Reduzir a ingestão de calorias traz benefícios para a saúde de todas as pessoas, independentemente de seu estado atual de saúde”, disse a médica Leanne M. Redman, principal autora do estudo, a CNN.

Depois de apenas um ano com uma dieta reduzida em calorias, os participantes do estudo viram suas taxas metabólicas caírem significativamente. A taxa continuou baixa no segundo ano e levou a uma diminuição geral no estresse oxidativo.

Resultados da Pesquisa
Durante a primeira fase do estudo, os pesquisadores da Universidade de Pennington, nos Estados Unidos, e do Instituto Nacional do Envelhecimento, responsável pelo financiamento do projeto, realizaram experimentos iniciais para descobrir que tipo de restrição calórica os voluntários poderiam fazer para alcançar os resultados esperados.

Fonte: Veja.com

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.