Sousa/PB -
Hospital

Hospital paraibano comemora o Dia Internacional da Mulher com ato simbólico e diversas atividades

Um abraço simbólico pedindo paz para mulheres marcou a manhã desta quinta-feira (8)

Da Redação Repórter PB

08/03/2018 às 17:57

Imagem Dia da Mulher

Dia da Mulher ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

Um abraço simbólico pedindo paz para mulheres marcou a manhã desta quinta-feira (8), no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, em alusão ao Dia Internacional das Mulheres e contou com dezenas de colaboradores. Na ocasião, os colaboradores se vestiram de branco, com algumas mulheres de preto e com boca lacrada para protestar sobre a violência contra a mulher. Em seguida, foi realizado um café da manhã para todas as funcionárias da instituição e distribuição de lembrancinhas com frases de empoderamento feminino.

Para secretária de Estado da Saúde, Cláudia Veras, o ato foi muito importante e o Hospital de Trauma foi muito feliz em sua escolha. “A simbologia de um ato que se posiciona contra a violência feminina é muito importante, pois sabemos que a violência de gênero foi socialmente construída e coloca a mulher em uma condição inferior ao homem. Esse abraço simboliza não só o posicionamento de forma contrária à violência contra mulher e de gênero, como também a luta e resistência das mulheres na sociedade de modo geral”, declarou.

A secretária também aproveitou para falar da campanha estadual, que é realizada desde 2011 no mês de março, sobre a autonomia da mulher. “A campanha é pela vida, autonomia e decisão feminina. Hoje é um dia não de comemorar, mas formalizar a luta das mulheres contra a violência, opressão e desigualdade de gênero”, pontuou.

Segundo a diretora geral da unidade de saúde, Sabrina Bernardes, o hospital levantou esta bandeira com intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância da mulher. “Em função do dia, queremos primeiro valorizar nossas funcionárias, que compõem uma grande parte do nosso quadro de colaboradores, como também conscientizar a população para importância da localização da mulher na sociedade, valorizando-as em todos os setores. Queremos diminuir a violência feminina de todas as formas. Acreditamos que a comoção, mesmo sendo pequena, é uma forma de externar que algo precisa ser feito e mudado, portanto, vamos levantar essa bandeira pelo fim da violência feminina”, salientou.

Segundo a coordenadora do Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) do hospital, Neuma Ribeiro, o objetivo foi sensibilizar a comunidade hospitalar sobre a questão da violência contra mulher. “Já que somos referência no atendimento de mulheres - vítimas de violência-, queríamos não só levar o público para o auditório, como sempre fazíamos, e sim extrair de forma mais ampla e diferente a sensibilidade e conscientização das funcionárias sobre as questões referentes à violência contra mulher”, concluiu.

A gerente de enfermagem, Tatiana Penaforte, que participou do evento, parabenizou as mulheres guerreiras: “Eu queria aproveitar para felicitar todas as mulheres, mas em especial quero parabenizar as enfermeiras, que se desdobram numa carga horária de trabalho bem prolongada e ainda tem que dar conta das tarefas domiciliares e filhos. Sei que não é fácil conciliar tudo isso. E principalmente às colaboradoras do Trauma, que lutam diariamente para salvar vidas com uma jornada estressante e que exige muita responsabilidade”.

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.