Sousa/PB -

Sete sinais que a criança com meningite apresenta

Saiba reconhecer os sintomas dessa doença grave

Da Redação Repórter PB

20/02/2018 às 14:12

Tamanho da fonte

A meningite é uma causada pela inflamação das meninges, membradas que envolvem o cérebro. A doença é provocada por fungos, vírus ou bactérias e, se não tratada corretamente, pode gerar consequências graves, como trombose e até morte.

Paulo Olzon Monteiro da Silva, médico infectologista e professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), disse ao site VivaBem que as crianças, principalmente em idade escolar, são as mais afetadas pela meningite. Saiba quais são os 7 sintomas da doença para poder levar a criança ao médico sem demora.

1 - Febre alta

Crianças pequenas podem até ter convulsão associada à febre, dependendo do tipo de infecção. Visão turva e confusão mental também podem acompanhar esse sintoma.

2 - Rigidez da nuca

O pescoço da criança fica endurecido porque, com a inflamação, as sustentações da cabeça se irritam e se contraem. Coloque a criança deitada sobre a cama, pegue a cabeça dela e tente flexioná-la para a frente, de modo que o queixo toque o peito. A pessoa com meningite normalmente não consegue fazer isso.

3 - Vômito

Náuseas e dores abdominais também são sintomas.

4 - Dor de cabeça

O incômodo é intenso e se espalha por várias áreas da cabeça.

5 - Manchas na pele

Quadros com lesões na pele são potencialmente mais graves. As manchas estão mais associadas a doenças causadas pela bactéria meningococo e podem ser um sinal de uma infecção disseminada pelo corpo.

6 - Alteração de comportamento

É importante ficar atento se o bebê apresenta sonolência ou irritabilidade intensa, choro inconsolável ou se recusa a mamar.

7 - Moleira alta

O abaulamento da fontanela, ou moleira alta, pode ocorrer nas crianças pequenas por conta do aumento de pressão dentro do crânio.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.