Sousa/PB -

Consumo de comida ultraprocessada pode aumentar risco de câncer

O consumo de alimentos ultraprocessados, como refrigerantes, cereais ou bolos industriais, pode aumentar o risco de câncer, de acordo com um estudo publicado no British Medical Journal

Da Redação Repórter PB

16/02/2018 às 09:48

Imagem Comida

Comida ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

Os especialistas da Universidade francesa de Sorbonne e da Universidade de São Paulo, no Brasil, que desenvolveram o estudo, observaram um acréscimo de 10% no consumo de alimentos altamente processados e que foi associado a um aumento de 12% no risco de câncer, especialmente o câncer da mama no caso das mulheres.

As conclusões basearam-se numa sondagem a 104.980 adultos franceses saudáveis, com idade média de 43 anos, que foram analisados pelo consumo de até 3.300 diferentes tipos de alimentos. Os alimentos foram agrupados de acordo com o nível em que foram processados e os adultos foram convidados a indicar se, em qualquer momento, tinham sido diagnosticados com câncer.

Os pesquisadores também levaram em consideração fatores de risco como idade, gênero ou se eram fumantes e tinham história familiar de câncer.

Embora tenha sido encontrada uma associação entre alimentos processados e câncer, não houve vínculo significativo no caso de alimentos menos processados, como legumes enlatados, queijos ou pão fresco.

O consumo de alimentos frescos e minimamente processados, como vegetais, frutas, arroz, massas ou carne fresca, foi associado a um menor risco geral de câncer, segundo os especialistas.

"Até onde sabemos, este estudo é o primeiro a investigar e destaca o aumento do risco global de câncer - e especificamente da mama - associado ao consumo de alimentos ultraprocessados", observam os autores.

Os pesquisadores ressalvam, no entanto, que é um estudo apenas de observação e não há conclusões definitivas sobre o vínculo entre esses alimentos e o câncer. Esses alimentos geralmente contêm altos níveis de gordura saturada, açúcar e sal e menos fibras. Com Notícias Ao Minuto

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.