Você está aqui:
Sinais não óbvios de que você pode estar deprimida; Veja

Perder a cabeça com mais frequência indica uma cronicidade da doença

1. Hobbies sem graça
Isso acontece porque o prazer em realizá-los diminui ou até desaparece. “Quando estamos em depressão, nosso sistema de recompensa sofre um colapso”, explica Luiz Scocca, psiquiatra da Associação Brasileira de Psiquiatria. Com a produção de certas substâncias descompensadas, como a dopamina, o cérebro não reconhece mais a diversão em atividades que antes você achava pra lá de agradável.

2. Irritabilidade
Perder a cabeça com mais frequência indica uma cronicidade da doença: um estudo publicado no periódico científico JAMA Psychiatry observou que mais de 50% das pessoas que sofrem com depressão há muitos anos apresentam um alto nível de irritabilidade e raiva. “Isso porque, durante a depressão, a sensibilidade a estímulos externos e internos aumenta, fazendo com que seja mais difícil lidar e processar esse tipo de sentimento”, diz Luiz.

3. Alterações do sono
Dormir muito mais ou muito menos do que você estava acostumada não é um bom sinal. “Acordar cedo demais com frequência, por volta das quatro ou cinco da manhã, e não conseguir voltar a dormir também pode ser indício do problema”, alerta Luiz. Isso acontece porque o cérebro libera uma série de substâncias que inibem o relaxamento, fazendo com que seja mais difícil pegar no sono.

4. Celular: seu novo melhor amigo
O excesso de tempo online é sinônimo de busca de escapismo para os sentimentos depressivos. Cada like nas redes sociais serve como uma distração para o que está realmente acontecendo dentro de você mesma. O problema é que esses micromomentos de felicidade que uma foto supercomentada traz acabam mascarando a depressão – tanto para você quanto para os outros.


Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste Portal.