Sousa/PB -

Profissionais de saúde orientam para os cuidados de prevenção de vírus e bactérias

É comum estarmos em contato com diversos micro-organismos causadores de doença, entre eles os vírus e as bactérias

Da Redação Repórter PB

30/01/2018 às 17:38

Tamanho da fonte

É comum estarmos em contato com diversos micro-organismos causadores de doença, entre eles os vírus e as bactérias, principalmente pessoas que trabalham diretamente com o público. Algumas doenças podem ser evitadas com simples hábitos de higiene.

Ônibus, banheiros públicos, botões de elevadores, corrimões das escadas, casas de shows, cinemas, shoppings, hospitais, clínicas, entre outros, são locais ou espaços compartilhados que circulam com mais facilidade alguns microorganismos. Em todos os lugares temos contato com esses agentes e algumas vezes até os levamos para casa.

Por isso, manter o cuidado com a higiene pessoal e do ambiente e a atenção redobrada quanto ao acondicionamento e origem dos alimentos é fundamental para evitar complicações com a saúde.

Existem vários tipos de vírus e bactérias que podem causar doenças como cólera, coqueluche, tuberculose, meningite, difteria, pneumonia (causadas por bactérias), além das gripes, resfriados e viroses, sarampo, catapora, rubéola, caxumba, poliomielite, febre amarela, dengue, entre outras causadas por vírus.

A principal maneira de evitar a contaminação ou ingestão de vírus e bactérias é manter sempre hábitos seguros de higiene. Lavar bem as mãos e os alimentos, além de consumir sempre água tratada ou fervida diminui os riscos de se adquirir alguma doença e ajuda a evitar uma infecção alimentar.

“Desde cedo os pais devem orientar as crianças para simples hábitos de higiene. As mãos devem ser lavadas após brincar com os bichinhos de estimação, manusear dinheiro, ao chegar da escola ou do trabalho, ao sair de ambiente hospitalar ou clínicas médicas, ao usar o banheiro. Enfim, esses são os primeiros e mais simples cuidados que devem fazer parte do cotidiano das pessoas”, destacou Daniel Batista, gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

O gerente da Vigilância Epidemiológica destaca ainda que os sintomas de infecções bacterianas e virais são similares como: tosse, espirro, febre, inflamação, vômito, diarréia, cansaço e cólicas. Se os sintomas persistirem o mais indicado é buscar uma opinião médica, já alertando para os riscos da automedicação.

Cuidados com a higiene: Ao lavar as mãos deve-se esfregá-las com sabão entre os dedos e as unhas e ir até o punho. O mesmo cuidado se aplica aos alimentos. Um alimento mal lavado, por exemplo, pode causar diarréia, vômito e evoluir para uma infecção mais grave. As verduras devem ser lavadas com água e deixadas de molho na água misturada com vinagre por mais ou menos 15 minutos. Já as carnes e ovos devem ser sempre bem cozidos, assados ou fritos.

Caso não seja possível sempre levar as mãos é importante carregar sempre na bolsa ou na mochila um pote de álcool em gel. Se esquecer o gel em casa é importante evitar tocar na boca, no nariz e nos olhos ao longo do dia. Essas são as partes do corpo consideradas as portas de entrada para as bactérias.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.