Você está aqui:
Seria apenas pele seca? Quatro problemas que podem estar escondidos

Por ser comum, a pele seca é muitas vezes desvalorizada

Má hidratação, dieta pobre em nutrientes, frio, calor, tecidos mais ásperos, mudanças hormonais... existe um sem fim de possíveis causas para a pele seca, uma condição mais ou menos comum e facilmente tratada com um estilo de vida saudável e o uso dos cremes adequados.

Contudo, se alguns fatores podem ser os responsáveis pela pele seca, esta mesma condição cutânea pode ser o espelho de problemas de saúde até agora desconhecidos para a pessoa.

De acordo com a Prevention, a pele seca pode ser um indicador prévio de diabetes, pois quando os níveis de açúcar estão elevados, o corpo perde fluídos muito rapidamente, o que faz com que a pele fique desidratada e, depois, seca. Porém, salienta a dermatologista Helena Rosenzweig, para que a pele seca seja um sinal claro de diabetes é necessário que ande de "mão dada" com outros sintomas, como a sede, a maior vontade de urinar e a fadiga.

O hipotiroidismo pode ser também uma condição espelhada pela pele seca, uma vez que a capacidade de reparação celular fica mais lenta com o avançar da doença. Se a secura da pele surgir lado a lado com sinais de prisão de ventre, temperatura corporal mais fria e indícios de depressão, o melhor é mesmo consultar um médico o quanto antes.

Diz a publicação que o câncer de pele é um outro problema cuja pele seca pode ajudar a identificar, em particular quando a região afetada tem um ou outro sinal mais irregular, irritado ou de textura e cor diferente. As doenças nos rins podem ser igualmente espelhadas na pele seca, especialmente se esta ficar ainda irritada.


Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste Portal.