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10 formas de melhorar a saúde do fígado

Além de ser o responsável pela "expulsão" das toxinas, o fígado é ainda um dos desencadeadores da sintetização da proteína

O fígado é o segundo maior órgão do corpo humano e realiza uma das mais importantes funções do organismo: a limpeza, ou a tal da detox que todo mundo adora. Mas o órgão não tem somente esta função: além de ser o responsável pela ‘expulsão’ das toxinas, o fígado é ainda um dos desencadeadores da sintetização da proteína, um dos melhores promotores da boa digestão e ainda um dos reguladores mais eficazes dos níveis de glicose e dos hormônios.

Não faltam motivos para cuidar da saúde do fígado. Vale ressaltar que a obesidade pode vir a ser a principal causa de doença do fígado, o chamado fígado gordo não-alcoólico.

Embora existam alimentos que promovam a saúde deste órgão, é preciso saber qual a melhor forma de cuidar dele e é isso que o site Eat This, Not That! ensina:

1 – Consumir bebidas alcoólicas com moderação, visto que o hábito é um dos principais agentes agressores do fígado e responsável por doenças hepáticas, como a cirrose;

2 – Perder peso, uma vez que o consumo elevado de açúcar e sal causa pressão no órgão, deixando-o doente;

3 – Reduzir ou banir o consumo de alimentos processados e refrigerantes, já que são dos que mais possuem sal, açúcar e gordura, um trio que deixa qualquer órgão à mercê dos mais variados problemas de saúde;

4 – Reduzir o consumo de medicamentos, que, quando ingeridos em excesso ou de forma desnecessária, nada mais fazem do que aumentar a toxicidade no órgão;

5 – Comer beterraba, um dos alimentos que mais possui colina (componente que ajuda a ‘metabolizar’ a gordura);

6 – Beber água com gotas de limão, uma vez que se trata de uma bebida alcalina e capaz de facilitar a limpeza do organismo e do próprio fígado;

7 – Ingerir mais gorduras boas, como o azeite e óleo de coco, que são importantes para fazer frente aos agentes inflamatórios;

8 – Praticar mais exercício físico, que não só ajuda a manter o peso saudável, como favorece a perda de gordura que coloca o fígado em risco;

9 – Apostar no consumo de vitamina E, vista pela ciência como um dos componentes que mais ajuda a atenuar as consequências do fígado gordo não alcoólico;

10 – Ingerir mais vegetais de folha verde com sabor amargo, como a rúcula e o agrião, pois possuem um poder detox.


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