Sousa/PB -
Palestina Brasil

Palestina convida Brasil para ser “mediador da paz” com Israel

O ministro das Relações Exteriores palestino Riyad Maliki fez o pedido ao chanceler brasileiro Aloysio Nunes

Da Redação Repórter PB

01/03/2018 às 20:06

Tamanho da fonte

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, encontrou-se nesta quinta-feira (1) em Ramala com ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes.

Na pauta, a situação na região e a decisão da Autoridade Palestina (AP) em não mais aceitar os Estados Unidos como mediador da paz após a decisão de Donald Trump em reconhecer Jerusalém como capital de Israel em 6 de dezembro.

Abbas apresentou ao ministro brasileiro a ideia de realizar uma conferência internacional em meados deste ano, que seria uma tentativa de “desbloquear” o processo de paz do Oriente Médio. Ele espera que dessa reunião com líderes de diversas partes do mundo surja um “mecanismo multilateral” para as negociações com Israel.

O ministro palestino das relações exteriores, Riyad Maliki, pediu ao chanceler brasileiro que o Brasil faça parte desse “mecanismo” que irá se formar e ajude na mediação do histórico conflito com Israel. Segundo as lideranças palestinas, é preciso pôr em prática “as resoluções internacionais para alcançar um acordo justo e global, e alcançar a paz na região, com a criação de um estado palestino nas fronteiras de 1967 e tendo Jerusalém Oriental como sua capital”.

Abbas agradeceu ao Brasil – que reconheceu o estado palestino em 2010 durante o governo Lula – pelo seu constante apoio à causa palestina e expressou seu interesse em fortalecer as relações entre os países.

Nunes, que está em viagem oficial aos territórios palestinos depois de sua visita de dois dias a Israel, reafirmou a posição brasileira de apoiar “a solução dos dois Estados” e declarou que seu governo também deseja fortalecer as relações bilaterais com a Palestina.

Além de Abbas e de seu homólogo palestino, o chanceler brasileiro se encontrou com o primeiro-ministro Rami Hamdallah. Eles discutiram o impacto do reconhecimento norte-americano de Jerusalém como capital de Israel e avaliaram como fortalecer a cooperação em setores como agricultura, energia, educação e saúde.

Ao abordarem a pauta econômica, Maliki pediu que o Brasil aumente a importação de produtos palestinos visando fortalecer a economia do país e “facilitar a sua independência”. O ministro também sugeriu um boicote aos produtos fabricados em assentamentos israelenses, na prática do chamado BDS (Boicote, Desinvestimento, Sanções). Curiosamente, no início do mês passado, o PSOL divulgou uma resolução defendendo termos semelhantes.

Fonte: Gospel Prime

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.