Você está aqui:
Projeto de Lei quer Homenagear Pastor e Rebatizar Estação Vila Mariana

O deputado André Soares (DEM), filho de Romildo Ribeiro Soares, mais conhecido como missionário R. R. Soares

O deputado André Soares (DEM), filho de Romildo Ribeiro Soares, mais conhecido como missionário R. R. Soares, líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, elaborou um Projeto de Lei que pretende alterar o nome da estação Vila Mariana, na linha 1-azul do Metrô de São Paulo, na zona sul da capital paulista, para homenagear Pastor batista falecido em 2015.

Trata-se do pastor batista Enéas Tognini, fundador do Seminário Teológico Nacional, escritor com dezenas de livros publicados, um dos grandes influentes do movimento que deu origem à Convenção Batista Nacional (CBN) em 1960, nascido em Avaré, interior de São Paulo, no dia 20 de abril de 1914 e falecido aos 101 anos de idade em 09 de setembro de 2015.

A PL279/2016 aguarda sanção ou veto do Governador Geraldo Alckmin (PSDB), muito embora o projeto possa ser promulgado pelos deputados mesmo se a decisão for o veto, a exemplo do que aconteceu na alteração do nome da estação Jardim São Paulo-Ayrton Senna, em 2011.

A proposta de André Soares é alterar o nome da Estação Vila Mariana para Enéas Tognini-Vila Mariana, o que tem causado divergências entre usuários da estação, uma vez que a medida implica gastos para alteração de placas, sinalizações e informativos de mapas, num momento de arrocho financeiro no Estado.

Não é a primeira vez que nomes de locais públicos são trocados por parlamentares. Segundo informações do UOL notícias, apenas nos últimos dois anos, dez projetos de lei foram apresentados com a intenção de alterar nomes de estações de metrô e trem. No caso da Estação Vila Mariana, faz 43 anos que o nome é o mesmo, sendo esse um dos motivos de crítica ao projeto, uma vez que a população está habituada com a referência do local.

o Pastor Tognini publicou 45 livros, ensinou sociologia, filosofia e teologia em diversas instituições, como no Colégio Batista Brasil, na Faculdade Batista de Teologia e também em seculares. Foi membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil, presidente da Sociedade Bíblica do Brasil e, entre outras igrejas fundadas, também está a Igreja Batista do Povo, localizada na rua Domingos de Morais, perto da estação Vila Mariana, sendo esse um dos motivos pelo qual o deputado Soares justifica sua homenagem, além do legado deixado por Tognini como líder cristão em todo Brasil.


Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste Portal.