Sousa/PB -
Prazo acabando

Prazo para autores paraibanos apresentarem livros paradidáticos se encerra nesta sexta

Serão selecionados 30 títulos, de diversos gêneros literários

Da Redação Repórter PB

19/04/2018 às 17:19

Imagem Livros

Livros ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

O prazo para as inscrições de autores paraibanos para apresentação de livros paradidáticos para análise e eventual aquisição se encerra nesta sexta-feira (20). De acordo com informações do edital, a seleção de livros paradidáticos visa compor o acervo das bibliotecas/salas de leitura, das escolas da Rede Estadual de Ensino da Paraíba. As obras devem ser redigidas em Língua Portuguesa, escritas ou organizadas por autores paraibanos, contribuindo, desta forma, para a valorização do autor e da produção literária do Estado.

Serão selecionados 30 títulos, de diversos gêneros literários, para compor um catálogo por etapa de ensino, que atendam a faixa etária, ano/série na qual o estudante está inserido, sendo 10 títulos para Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 10 títulos para Anos Finais do Ensino Fundamental e 10 títulos para o Ensino Médio.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do encaminhamento da obra à Secretaria de Estado da Educação (SEE), mediante a abertura de processo no Setor de Protocolo da referida Secretaria, no Centro Administrativo Integrado – Av. João da Mata, s/n – Bloco I, Térreo, Jaguaribe, CEP: 58.019-900, João Pessoa.

A inscrição acontece das 8h às 16h30, conforme o funcionamento do Setor de Protocolo da SEE. Cada autor deverá inscrever apenas uma obra. A obra deverá estar acompanhada de uma resenha impressa, com mínimo de 15 linhas e máximo de 20 linhas, com a indicação do público-alvo e breve síntese do conteúdo. Quatro cópias da obra e de sua respectiva resenha deverão ser entregues no ato da inscrição, em envelopes lacrados, em cuja face deverá constar: Edital Autores Paraibanos 2018 – Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, indicando o gênero literário (romance, poema, crônica, cordel, conto, fábula, comédia, narrativa jornalística) e a etapa de ensino destinada, bem como Documentação (Anexo II do Edital) e a Ficha de Inscrição (Anexo III do Edital).

A obra deverá obrigatoriamente ser escrita ou organizada por autor paraibano e deverá ter sido publicada seguindo o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. É de total responsabilidade do autor a entrega da obra já impressa e com ISBN, para avaliação da Comissão Julgadora.

A avaliação do material inscrito será realizada por uma Comissão formada por mestres e doutores, conforme determina o artigo 2º da Lei nº 9.536/2011. São requisitos indispensáveis à obra: abordar conteúdos regionalizados no contexto da pluralidade de ideias e diversidade da cultura paraibana; apresentar fonte, numeração de páginas, fundo dos textos de formas visíveis, coerentes e adequados ao público a que se destina, considerando a luminosidade do ambiente escolar e acuidade visual desse público; apresentar conteúdo isento de imagens e/ou textos que revelem preconceitos ou estereótipos que remetem a discriminações de qualquer tipologia; expressar conteúdo incompatível com os níveis de escolaridade previstos neste edital e que traga prejuízo moral, ético e que, de alguma maneira traga prejuízo à Criança e ao Adolescente, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990.

As obras que não atenderem às exigências previstas serão automaticamente excluídas. A obra será desclassificada, caso seja constatada que a autoria não é paraibana.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.