Sousa/PB -
Mandado

FBI cumpre mandado em escritório de advogado de Trump; Veja

Michael Cohen é investigado, entre outros fatos, pelo pagamento que fez à atriz pornô Stephanie Clifford

Da Redação Repórter PB

10/04/2018 às 07:56

Tamanho da fonte

O FBI cumpriu um mandado de busca nesta segunda-feira (9) no escritório de um dos advogados do presidente Donald Trump, Michael Cohen.

Cohen, que trabalhou para as Organizações Trump por dez anos e era considerado uma espécie de "faz-tudo" do atual presidente, é investigado, entre outros fatos, pelo pagamento que fez à atriz pornô Stephanie Clifford, conhecida pelo nome artístico Stormy Daniels e que afirma ter tido um caso com Trump em 2006.

As recentes revelações sobre o encontro sexual da atriz com Trump, em entrevista à rede CBS, causaram furor nos EUA. Trump, porém, que na época já era casado com a primeira-dama Melania Trump, nega o affair e o acordo.

A batida policial desta segunda foi solicitada por procuradores de Nova York, que buscam documentos não apenas sobre o pagamento a Daniels, mas também sobre os rendimentos do advogado, além de emails e comunicações com Trump, segundo o jornal The New York Times.

Cohen admitiu ter pago US$ 130 mil (cerca de R$ 445 mil) à atriz para que ela não revelasse o encontro, durante a campanha do republicano à Presidência, em 2016. Ele afirmou que tirou o dinheiro do próprio bolso e que a transação não envolveu membros da campanha.

O pagamento, porém, já foi alvo de uma queixa na comissão eleitoral dos EUA, por suspeita de caracterizar uma doação ilegal a Trump. A comissão ainda não se manifestou sobre o caso.

Para fundamentar o mandado desta segunda, os procuradores de Nova York receberam informações do procurador especial Robert Mueller, também do FBI, responsável pelo inquérito sobre a interferência russa nas eleições de 2016. Mas não se sabe se a busca está relacionada a esse tema.

A defesa de Cohen afirmou que o mandado é "totalmente inapropriado e desnecessário". Segundo o advogado Stephen Ryan, Cohen cooperou com tudo o que lhe foi solicitado até aqui e forneceu "milhares de documentos" ao Congresso sobre o pagamento. Com informações da Folhapress.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.