Sousa/PB -

Israel cancela acordo com ONU sobre imigrantes africanos; Veja

Medida, intermediada pela Acnur, havia sido anunciada ontem (2)

Da Redação Repórter PB

03/04/2018 às 08:53

Imagem Benjamin

Benjamin ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu decidiu nesta terça-feira (3) anular o acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) que estabelecia a regularização de imigrantes africanos no país e a transferência de parte deles para países ocidentais.

"Eu escutei atentamente os muitos comentários, revisei as vantagens e os inconvenientes e decidi cancelar o acordo", afirmou o premier em comunicado depois de uma reunião com o ministro do Interior de Israel, Aire Deri.

A decisão ocorreu depois que Netanyahu informou a distribuição de imigrantes africanos, sendo a maioria originário do Sudão e Eritreia, para a Alemanha e até mesmo a Itália, que negou a declaração.

"Apesar dos limites legais e das dificuldades internacionais que estão se acumulando, vamos continuar a agir com determinação para explorar todas as opções á nossa disposição para remover os infiltrados", acrescentou.

O acordo havia sido mediado pelo Alto Comissariado das Nações Unidos para os Refugiados (Acnur) e, em troca, Israel também regularizaria a situação de mais de 20 mil deslocados externos da África Subsaariana que seriam deportados. O projeto visava substituir a ideia inicial da deportação forçada dos imigrantes africanos a Ruanda e foi anunciado ontem (2).

No entanto, no fim da noite, Netanyahu suspendeu temporariamente o plano até que hoje anulou. As 16 mil pessoas supostamente envolvidas no acordo entraram em Israel entre 2005 e 2012 e se concentram em uma área do subúrbio de Tel Aviv conhecida como "Little Africa". Com informações da ANSA.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.