Sousa/PB -

Militantes sírios prometem libertar civis em troca de ajuda

Caminhões humanitários do Crescente Vermelho planejam entrar hoje no local

Da Redação Repórter PB

05/03/2018 às 07:51

Imagem Sírios

Sírios ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

Nesta segunda-feira (5), 45 caminhões com ajuda humanitária e hospitais móveis fizeram fila na entrada do povoado de Muhayam-Al-Wafedin que leva ao corredor humanitário de Ghouta Oriental. A ajuda humanitária inclui alimentos, medicamentos e produtos de primeira necessidade. Seu volume total corresponde a aproximadamente 247 toneladas. A entrega da carga deve ocorrer com o apoio do Centro para a Reconciliação na Síria.

A sétima pausa humanitária diária em Ghouta Oriental começou nesta segunda-feira (5), às 9h00 GMT (4h00 do mesmo dia em Brasília), e vai durar cinco horas.

Ghouta Oriental permanece um dos últimos bastiões dos terroristas na Síria; a cidade é controlada pelos grupos Tahrir al-Sham, sucessor da Frente al-Nusra (organização terrorista proibida na Rússia), Faylaq al-Rahman, Ahrar al-Sham e Jaysh al-Islam, que repetidamente atacam os subúrbios e o centro da capital síria. No terceiro trimestre do ano passado foram assinados acordos sobre a zona de desescalada de Ghouta Oriental. A situação na cidade se agravou nas últimas duas semanas.

Anteriormente, o Conselho da Segurança da ONU aprovou uma resolução que prevê um cessar-fogo de 30 dias em todo o território da Síria. Não obstante, os radicais continuam atacando. O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu comunicou que, por ordem do presidente russo Vladimir Putin, desde 27 de fevereiro, em Ghouta Oriental foi introduzida uma pausa humanitária diária, das 9h00 às 14h00 GMT. Apesar disso, de acordo com o Centro para a Reconciliação na Síria, os militantes continuam impedindo os civis de saírem da cidade, ameaçando-os e proibindo-os de atravessar o corredor humanitário. Com informações de Sputnik Brasil.

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.