Sousa/PB -

Embaixada dos Estados Unidos em Montenegro é alvo de atentado

Homem atirou uma bomba e depois detonou outro explosivo em cima de si mesmo

Da Redação Repórter PB

22/02/2018 às 09:41

Tamanho da fonte

Um homem atirou uma bomba contra a embaixada dos Estados Unidos em Podgorica, capital de Montenegro, e depois se suicidou detonando outro explosivo. O atentado ocorreu na madrugada desta quinta-feira (22), pouco depois da meia-noite. Segundo comunicado divulgado pelo governo montenegrino no Twitter, o artefato lançado contra a sede diplomática dos EUA era, provavelmente, uma "bomba caseira".

O ataque não deixou ninguém ferido nem danos materiais significativos, mas a região da embaixada foi isolada. O autor da ação seria um ex-militar do Exército Popular Iugoslavo (JNA), identificado como Dalibor Jaukovic, de 43 anos.

Em seu perfil no Facebook, ele diz ter recebido uma medalha por méritos no campo militar em 1999, das mãos do então presidente da Iugoslávia, Slobodan Milosevic (1941-2006), que era acusado de crimes de guerra na Bósnia, na Croácia e no Kosovo.

Além disso, o suposto terrorista era contrário à adesão de Montenegro à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar que tem os Estados Unidos como principal potência. A entrada de Podgorica na Otan teve forte oposição da Rússia, histórica aliada do país balcânico. Em outubro de 2016, as autoridades montenegrinas evitaram um golpe de Estado e o assassinato do então primeiro-ministro Milo Dukanovic. O objetivo era impedir a adesão da nação à Otan. Com informações da Ansa.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.