Sousa/PB -

Trump discute "apertar" regras para compra de armas

Projeto de lei pretende melhorar o sistema federal de verificação de antecedentes.

Da Redação Repórter PB

19/02/2018 às 16:04

Tamanho da fonte

Donald Trump poderá ter mudado um pouco a sua posição em relação à venda de armas de fogo nos Estados Unidos. A Casa Branca anunciou, esta segunda-feira (19), que o presidente norte-americano esteve reunido com o senador republicano John Cornyn e senador democrata Chris Murphy, para discutir um projeto de lei bipartidário. O projeto pretende forçar os estados e as agências federais a cooperar para impedir a compra de armas por parte de pessoas com registro criminal.

“Embora as discussões ainda estejam acontecendo e estejam sendo consideradas revisões, o presidente apoia os esforços para melhorar o sistema federal de verificação de antecedentes”, anunciou Sarah Huckabee, porta-voz da Casa Branca.

O projeto de lei irá punir agências federais que falhem em apresentar os registros necessários e compensar os estados que cumpram as regras.

Este projeto apresentado pelos dois senadores, mas elaborado por um grupo de parlamentares republicanos e democratas, foi apresentado em novembro passado tendo em vista "garantir que as autoridades federais e locais façam cumprir a legislação existente e assinalem corretamente os antecedentes criminais relevantes para o registro nacional de verificação (NICS, na sigla em inglês)", segundo uma nota divulgada na época.

Este arquivo é de consulta obrigatória para os vendedores de armas, que devem verificar o registro criminal do comprador e ver se ele tem o direito de adquirir uma arma.

Donald Trump, um forte apoiante da National Riffle Association (NRA), tem sido severamente criticado pelas suas reações a situações de tiroteio, apelando a “orações” em nome dos mortos, sem nunca falar em reforma. Numa curta alocução televisiva, na quinta-feira, Trump nunca se referiu a "armas de fogo", colocando a tônica na necessidade de identificar pessoas com problemas psiquiátricos.

A notícia surge no mesmo dia em que um destacado doador do Partido Republicano, Alfred Hoffman Jr., afirmou que não passa "nem mais um cheque" a candidatos que não apoiem legislação para limitar o acesso de civis a armas semiautomáticas.

Crítico do atual Presidente dos Estados unidos, Donald Trump, Hoffman, que foi embaixador dos Estados Unidos em Portugal entre 2005 e 2007, tem contudo continuado a financiar outros republicanos.

O empresário afirmou ainda que vai tentar convencer outros doadores republicanos a recusarem donativos até que haja alguma ação para controlar o acesso a armas de fogo.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.