Sousa/PB -

Ladrão invade casa de brasileiro em Lisboa para roubar passaporte

Passaporte brasileiro é um dos mais caros e procurados no mercado ilegal, comercializado por até R$ 50 mil

Da Redação Repórter PB

03/02/2018 às 09:06

Tamanho da fonte

O gaúcho Guilherme Fabrício Bernardo, que vive em Lisboa há um ano e oito meses, teve a sua casa arrombada na manhã da quinta-feira (1), por volta das 11h do fuso português (9h no horário de Brasília). O caso intrigou a vítima e a polícia pelo fato do ladrão ter levado apenas o passaporte e um disco externo (HD), deixando para trás outros objetos de valor, como videogame, computador e uma TV.

Conforme relata o jornalista, de 25 anos, ele soube do arrombamento através de um colega de apartamento, enquanto estava no trabalho. Seu vizinho de quarto estava dormindo e ouviu um barulho estranho, mas pensou se tratar de alguém da casa entrando.

O ladrão teria forçado a porta, entrado no quarto da vítima e fugido em seguida. Todos os outros três quartos da casa - onde também vivem um casal de portugueses e um casal de italianos - estavam abertos, mas nada foi roubado.

Apenas ao final do expediente, ao chegar em casa, Guilherme Bernardo percebeu que o passaporte o disco externo haviam sido levados. Na manhã desta sexta-feira (2), a vítima procurou um posto de polícia próximo à residência, situada em Alcântara. "Os agentes falaram: "é muito estranho esse caso, porque não levaram nada". Ainda me perguntaram se eu tive alguma inimizade ou discussão com alguém. E não tive, não houve nada disso", contou Guilherme Bernardo ao Notícias ao Minuto Brasil.

É válido lembrar que o passaporte brasileiro é um dos mais cobiçados pelo crime, sendo um dos mais roubados e mais caros no comércio ilegal de documento. A atração dos criminosos internacionais pelo passaporte brasileiro se deve à miscigenação étnica do país - qualquer um pode se passar por brasileiro - e à fama dos brasileiros como um povo pacífico. Segundo publicado no blog do jornalista Carlos Amorim, no mercado ilegal o documento pode ser vendido por até 15 mil dólares (quase R$ 50 mil).

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.