Sousa/PB -

Samu realiza palestras para idosos das USFs sobre prevenção aos acidentes domésticos

A estimativa é que cerca de 5.200 usuários, que integram os 92 grupos de idosos da rede, participem da capacitação, que faz parte das ações do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Da Redação Repórter PB

19/02/2018 às 20:27

Tamanho da fonte

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) irá realizar palestras para os idosos atendidos na Rede Municipal de Saúde sobre cuidado e prevenção aos acidentes domésticos. O primeiro encontro acontece nesta quarta-feira (21), às 13h, no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena.

A estimativa é que cerca de 5.200 usuários, que integram os 92 grupos de idosos da rede, participem da capacitação, que faz parte das ações do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tendo como foco o trabalho preventivo e de promoção à saúde. “Nosso objetivo é difundir informações para um maior grupo de idosos, propiciando uma maior assistência e mais qualidade de vida”, afirmou Ana Giovana Medeiros, secretária adjunta da SMS.

As atividades de orientação serão realizadas nas Unidades de Saúde da Família (USF) durante as práticas que já são promovidas pelos grupos periodicamente. “Recentemente, junto com o Samu, realizamos uma qualificação sobre primeiros socorros para os profissionais das creches que trabalham diretamente com crianças. Agora estamos tendo a sensibilidade de orientar o público idoso para esse cuidado, sempre trabalhando de forma preventiva, com intuito de evitar danos”, enfatizou a secretária.

O evento de abertura contará com a oferta de serviços de aferição de pressão arterial e glicemia, auriculoterapia, práticas integrativas, orientações nutricionais e posturais, além de serviços sociais e manicure.

Encontros - Emanuel Almeida, coordenador de enfermagem do Samu, explicou que o treinamento é composto por palestras e demonstrações de procedimentos básicos de primeiros socorros. “É um momento importante que visa trabalhar a prevenção. Pretendemos informar os idosos sobre acidentes domésticos e corriqueiros, como engasgos, quedas, automedicação, queimaduras e ainda orientá-los para a importância de cuidados com a saúde bucal”, disse.

Saúde do Idoso – O Centro de Atenção Integral a Saúde do Idoso (Caisi) é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde que há 10 anos garante uma assistência integral à saúde da população idosa, garantindo o cumprimento do Estatuto do Idoso. Atualmente são mais de 12 mil usuários cadastrados no serviço.

Além do Caisi, a Rede Municipal de Saúde atende aos idosos por meio das 195 equipes de Saúde da Família (ESF), Unidades Básica de Saúde (UBS), Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cpics), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e de toda a rede hospitalar.

São oferecidas ainda atividades físicas nas praças através do projeto João Pessoa Vida Saudável, nas Academias de Saúde e dos grupos de convivência por meio das equipes de Saúde da Família. Para ter acesso aos serviços, o idoso deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.