Sousa/PB -
Emater

Emater encerra comemorações do mês dedicado às mulheres com evento

A feira estava composta de 40 barracas de 22 municípios

Da Redação Repórter PB

27/03/2018 às 18:22

Imagem Emater

Emater ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

As comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, ocorrido no dia 8, que a Emater realizou durante 30 dias com eventos em quase todos os municípios, organizados pelos seus escritórios, foram encerradas na manhã desta terça-feira (27), em Campina Grande, com várias ações. Entre elas, uma feira com produtos da agricultura familiar de 22 municípios integrantes do Compartimento da Borborema e apresentações folclóricas.

Sobre os eventos e, mais especificamente, acerca da Feira da Agricultura Familiar promovida pelo escritório regional da Emater em Campina Grande, ocorrida no pátio da empresa, o presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães, lembrou que as mulheres, sobretudo as agricultoras, estão conquistando cada vez mais espaços e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da família. “Cresce consideravelmente a presença da mulher na agricultura e a Emater tem contribuído com isso. Hoje, na atividade agrícola, já não é apenas o homem quem trabalha, mas a mulher e os filhos. A mulher deixou de ser consumidora para se transformar em produtora de uma agricultura saudável”, comentou.

Ele também destacou que a Emater tem buscado prestar assistência e acompanhamento do agricultor familiar em todos os 223 municípios paraibanos, e a “mulher tem ajudado a aumentar o orçamento familiar”. Lembrou que o Programa Brasil Sem Miséria do governo federal, entre outros, tem sido fundamental para a inclusão social de muitas famílias e as mulheres têm acessado este programa com sucesso.

Com a coordenação da Emater, num trabalho de parceria com as prefeituras municipais, existem atualmente 66 feiras da agricultura familiar em funcionamento em todo o Estado, sendo um espaço privilegiado para a comercialização sem a presença de atravessadores. Outras estão em fase de implantação e, somente em Campina Grande, com uma inaugurada recentemente, são quatro feiras em atividade.

A feira estava composta de 40 barracas de 22 municípios, onde as pessoas encontravam os mais diferentes tipos de produtos originados da agricultura familiar. Todos os produtores presentes são acompanhados pelos extensionistas da Emater. Além de artesanatos de diversos estilos, nas barracas eram comercializados queijo de leite de cabra ou de vaca, ovo de galinha de capoeira, galinha de capoeira abatida, doces caseiros, polpas de fruta, hortaliças e frutas, etc. Toda a organização das festividades foi acompanhada pelo coordenador regional da Emater em Campina Grande, José Sales Junior.

O município de Natuba, por exemplo, esteva presente com duas barracas contendo uvas e banana e artesanato feito da palha da bananeira. Já Boqueirão levou produtos de renda e Serra Redonda comercializou produtos orgânicos do Sítio Matias. A agricultura Maria do Socorro Souza, da Comunidade Bento de Cima, do município de Boqueirão, disse que foi com o incentivo da Emater que passou a se dedicar ainda mais aos serviços da agricultura e, com isso, ajuda a aumentar a renda familiar, sem deixar de fazer as atividades de casa. As apresentações folclóricas ficaram por conta do Grupo Balé Folclórico dos Sisais, de Pocinhos.

Na ocasião, representando o Governo do Estado e pela Casa Civil do Governador, Ana Cláudia Vital do Rego destacou a importância da realização do evento para homenagear as mulheres, sobretudo as agricultoras e falou sobre as ações que o Governo do Estado tem levado para a região da Campina Grande, como por exemplo, a estrada que ligará o Distrito de Catolé a cidade de Boa Vista, contribuindo com isso para o deslocamento das pessoas e o escoamento da produção. Representando a Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, Elinaide Carvalho também falou sobre as políticas públicas em favor da mulher que vêm sendo empreendidas pelo Governo do Estado.

Durante o mês de março, comemorando o Dia Internacional da Mulher que ocorre a 8 de março, foram programadas e se realizaram palestras, encontros, cursos, capacitações, jornadas, caminhadas ecológicas, feiras agroecológicas, ciranda de serviços, excursões e distribuição de kits de frutíferas e hortícolas, entre outras ações que o Governo do Estado, por meio da Emater, empresa integrante da Gestão Unificada, levou às mulheres agricultoras familiares em todo o Estado.

A chefe do Núcleo de Extensão Social da Emater, Zilda Abrantes, também presente ao evento de Campina Grande, lembrou que, conforme relatório de avaliação de 2017, a empresa de extensão rural atendeu direta e indiretamente em todo o território paraibano cerca de 20 mil mulheres agricultoras com programas e políticas como segurança alimentar e nutricional, Garantia Safra, PAA, PNAE, Pronaf, Quintais produtivos, entre outras atividades. Os eventos programados continuarão ainda durante esta semana.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.