Sousa/PB -
Fórum

Fórum do Iphaep discute elaboração da escrita feminina sob a perspectiva do patrimônio paraibano

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba volta a discutir a questão da mulher na tarde desta quinta-feira (22)

Da Redação Repórter PB

20/03/2018 às 17:24

Imagem Fórum

Fórum ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba volta a discutir a questão da mulher na tarde desta quinta-feira (22). Desta vez, o Fórum Permanente de Ciência e Cultura do Iphaep reúne escritoras e pesquisadoras para debater o tema: Escrita Feminina – Patrimônio paraibano. O evento, que é promovido pelo Governo do Estado e faz parte da programação do Mês da Mulher, vai acontecer a partir das 14h, no Auditório do IEP – Instituto de Educação da Paraíba (Avenida Camilo de Holanda, 383, por trás do Lyceu Paraibano, no Centro de João Pessoa), e terá como palestrante a escritora Maria Valéria Rezende. As mulheres estudantes, escritoras, pesquisadoras, jornalistas, professoras e cientistas sociais formam o público-alvo do Fórum do Iphaep.

A palestrante Maria Valéria Rezende terá 40 minutos para sua explanação. Ela vai falar de seu processo de criação (em especial do romance “Outros Cantos”, que recebeu o terceiro lugar do prêmio Jabuti/2017), além de tecer comentários acerca da produção literária escrita pelas mulheres da Paraíba. Logo depois, serão convidadas à mesa as debatedoras – Cassandra Figueiredo (escritora), Mabel Dias (jornalista e pesquisadora) e Valeska Asfora (pesquisadora), que terão 15 minutos para expor seus pontos de vista. Por fim, o debate será aberto ao público, para perguntas e considerações.

RESISTÊNCIA CULTURAL – A escritora Maria Valéria Rezende nasceu em Santos, em São Paulo, mas já está na Paraíba desde 1976. Aqui, morou inicialmente no Brejo, fixando-se em João Pessoa desde 1988, onde reside atualmente. Graduada em Língua e Literatura Francesa, pela Universidade de Nancy, na França, e em Pedagogia, pela PUC, de São Paulo, fez mestrado em Sociologia pela UFPB.

Desde a década de 1960 e, particularmente após o Golpe Militar de 1964, passou a trabalhar em programas de formação de educadores populares, atuando em várias regiões do Brasil e até no exterior.

Maria Valéria estreou na literatura, em 2001, com a ficção “Vasto Mundo”. É autora de dezenas de romances, contos, crônicas e livros infanto-juvenis, tendo recebido premiações em diversas categorias literárias. Em janeiro de 2017, com o romance “Outros Cantos”, conquistou o Prémio Casa de las Américas. Com o mesmo livro, foi escolhida para receber o Prêmio São Paulo de Literatura. Em novembro de 2017, ainda com “Outros Cantos”, conquistou o terceiro lugar no Prêmio Jabuti.

ESPAÇO DE DEBATE - O Fórum Permanente de Ciência e Cultura é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba, que se destina a ser um espaço de debate, abordando temas não somente de educação patrimonial, como também de valor artístico, cultural e histórico. Para tanto, vem realizando, ao longo dos anos, parcerias com estudantes, pesquisadores, cientistas e as mais variadas entidades públicas.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.