Sousa/PB -

Energisa realiza operação de combate a gatos de energia no Sertão

O centro de inteligência no combate a perdas mapeou as áreas

Da Redação Repórter PB

20/02/2018 às 14:26

Tamanho da fonte

Desde a manhã desta terça-feira, 20 de fevereiro, a Energisa realiza uma grande ação de combate ao desvio e furto de energia elétrica, os famosos ‘gatos’, na cidade de Patos, Sertão do Estado. Cerca de 30 equipes da concessionária atuam integralmente na ação que conta com o apoio da Polícia Civil e do Instituto de Polícia Científica (IPC).

A ação foi programada após dados do centro de inteligência no combate a perdas de energia da Energisa apontarem elevado índice de furto de energia na cidade. “Nos últimos anos, a quantidade de energia desviada na região daria para abastecer 2,6 mil residências por um período de 12 meses”, contabiliza Danillo Lelis, coordenador do Departamento de Combate a Perdas (DECP).

O centro de inteligência no combate a perdas mapeou as áreas, direcionando a ação para os clientes com possível desvio ou furto de energia, sem distinção por classe de consumo como residencial, comercial ou industrial. Apesar dos números apontados, de 2016 para 2017 houve aumento no volume de energia recuperada em 2,6 vezes comparando com o ano anterior. Esse número se deu graças às ações executadas pela Energisa na região.

O furto de energia é crime previsto no Código Penal, Art. 155, e o responsável pode ser condenado a até oito anos de cadeia. Durante a fiscalização, a polícia é acionada e o infrator pode ser preso, sendo indiciado em inquérito criminal.

Importante ressaltar que o consumidor regular também é prejudicado com a prática dos ‘gatos’, pois parte do valor roubado é acrescido diretamente na tarifa mensal. Além do prejuízo financeiro, o consumidor pode ter a qualidade do fornecimento de energia prejudicada, já que a rede não foi dimensionada para suportar gambiarras podendo causar incêndios e choques elétricos. O cliente pode e deve denunciar, de forma anônima, pelos canais de atendimento (0800 083 0196, site e aplicativo Energisa On).

 

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.