Sousa/PB -

Vigilância Sanitária vai fiscalizar comerciantes e ambulantes durante o Folia de Rua

A Gerência de Vigilância Sanitária (GVS) vai realizar durante os principais blocos do Folia de Rua 2018

Da Redação Repórter PB

03/02/2018 às 19:51

Tamanho da fonte

A Gerência de Vigilância Sanitária (GVS) vai realizar durante os principais blocos do Folia de Rua 2018 uma ação de fiscalização e orientações com os comerciantes e vendedores ambulantes que estiverem trabalhando nas prévias carnavalescas. A ação integra a programação de serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para o Carnaval de Boa.

Durante a ação, os inspetores da GVS estarão observando a manipulação de alimentos, acondicionamento, higiene pessoal, higiene do ambiente, tanto na parte interna quanto externa das barracas e dando orientações sobre manuseio, acondicionamento e preparo de alimentos e manutenção do local onde são manuseados e consumidos os produtos.

“Durante toda a festividade, estaremos distribuindo material educativo, com as orientações básicas para manipulação e comercialização dos alimentos”, destaca a Gerente da Vigilância Sanitária, Eliane Navarro. “Nossa função é orientar para que os comerciantes possam ter os devidos cuidados com o alimento e prevenir com isso as doenças que são transmitidas por alimentos aos consumidores”, completou.

Ainda de acordo com a gerente da GVS, esses alimentos podem causar danos à saúde, pois podem ser embalados, manipulados ou preparados de forma inadequada e a ingestão deles, caso sejam manipulados de incorreta, podem causar infecções alimentares.

“As equipes da Vigilância Sanitária estarão nos dias do evento, realizando essas inspeções, mas a população também precisa estar atenta, observando sempre as condições de higiene do local, do manipulador de alimentos e dos produtos expostos à venda que precisam estar sempre protegidos contra insetos e poeira”, conclui Eliane Navarro.

Atendimento – Em caso de infecção por algum alimento contaminado, o usuário pode ser atendido em uma das três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de João Pessoa, que atendem casos de urgência e emergência 24h por dia, todos os dias da semana. As unidades ficam localizadas nos bairros de Manaíra (UPA Oceania), Valentina Figueiredo (UPA Célio Pires de Sá) e Cruz das Armas (UPA Augusto Almeida Filho).

Vigilância – A Gerência de Vigilância Sanitária (GVS) é responsável por ações que eliminem, diminuam ou previnam riscos à saúde e que intervenham em problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Para informações ou denúncias, as pessoas podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária através dos telefones 0800-281-4020 e 3214-7922.

Rebeka Paiva

foto: Ivomar Gomes

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.