Sousa/PB -
Educação

Educação, Direitos Humanos e Prevenção é tema de projeto com participação da PFDC

Iniciativa pretende levar a estudantes do ensino médio debate sobre cidadania, protagonismo e cultura de paz nas escolas e comunidades

Da Redação Repórter PB

23/03/2018 às 18:49

Tamanho da fonte

Contribuir com a criação e a difusão de ferramentas para uma educação inclusiva, voltada à construção de uma cultura de paz e que permita levar a estudantes do ensino médio debates acerca dos direitos humanos.

Esse é o objetivo do projeto “Educação, Direitos Humanos e Prevenção”, uma iniciativa do Instituto Auschwitz para a Paz e a Reconciliação (AIPR), em parceria com a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC/MPF) e a Secretaria da Cidadania/Ministério dos Direitos Humanos.

Nesta semana, 25 professores e profissionais da educação estão reunidos em São Paulo (SP) em atividade de formação. Além da introdução ao projeto e da apresentação da metodologia, os participantes estão imersos em debates relacionados a direitos humanos, identidade, diversidade, discriminação, dignidade da pessoa humana, direitos humanos no ambiente escolar, cidadania e discurso de ódio na mídia. Os temas estão sendo trabalhados a partir dos eixos temáticos “Identidade e Diversidade”, “Dignidade e Respeito”, “Direitos Humanos” e “Democracia e Participação”.

Ao todo, o projeto será executado em oito escolas. Em São Paulo, foram contempladas as escolas estaduais Domingos Quirino Ferreira Coronel, Professor Bento Pereira da Rocha, Dr. Angelo Mendes de Almeida, Dr. Ayres Neto e Padre Saboia Medeiros. No Distrito Federal, foram selecionados o Centro Educacional 11 de Ceilândia e o Centro Educacional Gisno. Após essa etapa de formação, a proposta é que o projeto seja implementado a partir de abril, com finalização prevista para dezembro de 2018.

Sobre o AIPR – O Instituto Auschwitz para a Paz e a Reconciliação (AIPR) é uma organização não governamental internacional que atua na área de prevenção ao genocídio e outras atrocidades massivas. No âmbito da América Latina, atua como uma iniciativa de cooperação regional composta por representantes governamentais de dezoito países da América Latina, concentrando seus trabalhos na prevenção de graves violações de direitos humanos na região por meio da formação de funcionários públicos e do desenvolvimento de políticas públicas voltadas para esta finalidade.

O Brasil compõe esta Rede por meio de duas instituições, chamadas de pontos focais: a Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) e a Secretaria da Cidadania (MDH).

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.