Sousa/PB -

Saúde lembra Dia Mundial da Água com atividades para estudantes de escolas públicas

O evento começou com a apresentação da peça “Água Mole em Pedra Dura

Da Redação Repórter PB

22/03/2018 às 16:14

Imagem Água

Água ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Vigilância Ambiental, preparou uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial da Água, lembrado nesta quinta-feira, 22 de março. As atividades começaram às 9h, no Espaço Cultural, na capital, e contou com a participação de estudantes de escolas públicas estaduais e municipais.

O evento começou com a apresentação da peça “Água Mole em Pedra Dura, Tanto Bate Até que Fura”, da Companhia Arretado Produções Artísticas. Durante a apresentação, com o intuito de mostrar a importância do uso racional da água, os atores representaram situações cotidianas como um banho mais demorado, vazamento na rua, lavagem do carro e limpeza das calçadas. A estudante Amanda Júlia, de 7 anos, aprendeu a lição. “Gostei demais da peça e das brincadeiras. A gente não deve gastar tanta água, porque ela pode acabar. Vou diminuir o tempo no banho e deixar pra brincar depois”, comentou.

O gerente de Vigilância Ambiental da SES, Geraldo Menezes, aproveitou a oportunidade e ressaltou o papel fundamental da água para a vida de todos.

“A água gera vida para animais, plantas e, assim, perpetua a vida humana. Este é um dia para reverenciar e reconhecer a importância da água, mas o dia da água deve ser sempre! Vamos lutar para a preservação do meio ambiente e refletir sobre o consumo correto da água, para que as próximas gerações possam usufruir dela”, alertou.

Geraldo lembrou que os casos de dengue, zika e chikungunya estão diretamente relacionados à água. “Não podemos esquecer as doenças relacionadas ao Aedes aegypti, pois é na água parada que suas larvas se reproduzem. Então, se você mantém a água tratada, bem cuidada e protegida, com certeza não haverá criadouros do mosquito”, explicou.

A professora do terceiro ano do Ensino Fundamental da Escola Anita Trigueiro do Vale, Gabriela Lima, comentou que para as crianças é motivo de muita alegria participar de eventos como esse. “Notamos que os pequenos são muito carentes, o acesso à cultura e atividades diferentes é sempre encantador. Desde que entraram no Espaço Cultural, tudo envolve alegria, entusiasmo e, claro, conhecimento. É um prazer vê-los aprendendo fora do espaço da escola e com tanta animação”, comemorou.

Foram montados, ainda, espaços temáticos das secretarias e dos órgãos estaduais para tirar dúvidas e fazer abordagens sobre como usar racionalmente a água, segurança em atividades de lazer (praia, piscina, açude) e o armazenamento adequado. Na sexta-feira (23), a mesma programação será no Sesc Campina Grande, começando às 14h.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.