Sousa/PB -
Festival

Festival Meca ganha edição em Recife e leva Elza Soares ao Inhotim

Agora itinerante, maratona musical tem lineup integralmente brasileiro

Da Redação Repórter PB

11/04/2018 às 08:34

Imagem Elza

Elza ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

O festival Meca terá Elza Soares como atração principal de sua edição no Inhotim, em Brumadinho (MG), espaço que ocupa pelo terceiro ano consecutivo, entre os dias 29 de junho e 1º de julho. Também se apresentam no evento as cantoras Letrux e Alice Caymmi, o cantor Rubel e a banda Cordel do Fogo Encantado, que anunciou recentemente sua retomada após um hiato de oito anos.

Em comum, todos exibem repertórios frescos, de álbuns saídos do forno entre 2017 e maio deste ano -previsão para o lançamento do feminista "Deus É Mulher", 33º título da discografia de Elza Soares. A programação ainda contará com outros artistas, que serão divulgados ao longo dos próximos dias -nenhum estrangeiro, como de costume em edições passadas.

Segundo Rodrigo Santanna, fundador do Meca, a opção por um lineup integralmente brasileiro tem a ver com uma linha curatorial, e não se deu por conta de reduções no orçamento -não revelado e que não se vale de leis de incentivos fiscais à cultura.

"Existia um caminho propício e rico para trabalhar com grandes ícones que marcaram a música no Brasil, como a gente fez com Caetano [em 2016], Jorge Ben Jor [em 2017] e agora com a Elza", diz.Para ele, a ideia é incentivar o intercâmbio entre gerações de artistas e a diversidade musical, ainda que dentro de um recorte próximo à MPB.

Além de shows, o evento realiza painéis, workshops, uma programação com visitas guiadas pelo museu e uma mostra de cinema com curadoria de Antônio Grassi, atual diretor-executivo do Inhotim. Uma das atrações da programação audiovisual será a exibição do filme "Um Beijo no Asfalto", que marca a estreia de Murilo Benício na direção e é baseado na peça homônima de Nelson Rodrigues. O primeiro lote de ingressos começa a ser vendido nesta quinta-feira (12). A entrada para os três dias do festival custa R$ 180.

EXPANSÃO

Neste ano, o festival, que surgiu no litoral gaúcho em 2010, fará sua estreia em Recife, em novembro, em local ainda indefinido, além das já esperadas passagens por Brumadinho, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.

"A gente não tem interesse em aumentar a quantidade de público, a ideia é crescer em relevância, não se limitar a uma escala, então uma das opções era expandir geograficamente", diz Santanna.

O modelo é similar ao que fazem outros festivais brasileiros, como o Mimo. "A ideia é continuar crescendo e até 2020 ter a primeira edição internacional", diz Santanna. Ainda não há informações concretas, mas o festival mira espaços no Uruguai, Argentina ou Nova York para sua emigração.

Para daqui dois anos, a organização desenha uma edição grandiosa com o intuito de comemorar uma década.

MECAINHOTIM

Atrações confirmadas: Alice Caymmi, Letrux, Cordel do Fogo Encantado, Elza Soares, Rubel

Quando: De sex. (29) a dom. (1º), a partir das 17h30 (shows; há programação matutina no museu)

Onde: Inhotim, Rua B, 20, Fazenda Inhotim, Brumadinho, Minas Gerais

Quanto: R$ 180, a partir desta quinta (12), em ingresse.com/ mecainhotim-2018

Classificação: 18 anos

 

Com Notícias Ao Minuto

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.