Sousa/PB -

"Mona Lisa" é proibida de deixar o museu do Louvre para turnê; Entenda

Obra de Leonardo Da Vinci não deixa as dependências do Louvre desde 1974

Da Redação Repórter PB

29/03/2018 às 08:55

Tamanho da fonte

O famoso quadro da "Mona Lisa", de Leonardo da Vinci, não vai deixar o Museu do Louvre, em Paris, para ser atração de turnê mundo afora. A direção do museu rejeitou a proposta da ministra da Cultura Francesa, Françoise Nyssen, e sequer autorizou que a obra mude de andar no próprio Louvre. Ela vai ficar de fora da exibição de Da Vinci prevista para o próximo ano, cuja obra "Salvator Mundi" - que foi vendida em novembro passado, por R$ 1,5 bilhão - será a atração mais importante.

Conforme o site "The Art Newspaper", desde 1974 que a Mona Lisa de Da Vinci não deixa as dependências do Louvre, de onde saiu para participar de uma turnê no Japão naquele ano. Antes disso, em 1962, a obra foi levada a Washington e Nova York, por iniciativa do então presidente Charles de Gaulle, com o objetivo de agradar John F. Kennedy.

O jornal O Globo destaca que desde 2005 a peça mais famosa do museu parisiense está pendurada em uma parede de concreto dentro de uma caixa de vidro selada. A estrutura, à prova de balas, também tem temperatura controlada para preservar a pintura. Esta seria a razão alegada pela instituição para não liberar a saída da obra: a impossibilidade de levá-la a outros lugares com o mesmo nível de segurança. Com Notícias Ao Minuto

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.