Sousa/PB -
Artesanato

Artesãos comemoram seu dia em ações de confraternização promovidas pela PMJP

Artesanato pessoense está em evidencia, após a inauguração do Celeiro Espaço Criativo e das políticas de fomento e geração de renda

Da Redação Repórter PB

19/03/2018 às 17:52

Tamanho da fonte

O artesanato pessoense está em evidencia, após a inauguração do Celeiro Espaço Criativo e das políticas de fomento e geração de renda da Prefeitura Municipal de João Pessoa. E para celebrar esse bom momento, nesta segunda-feira (19), Dia Internacional do Artesão, a PMJP promoveu duas ações de confraternização com os profissionais que atuam expondo seus trabalhos na Capital.

No Celeiro Espaço Criativo, no bairro do Altiplano, a primeira-dama de João Pessoa e coordenadora do programa João Pessoa Artesã (JPA), Maísa Cartaxo, participou de um café da manhã com os artistas e artesãos que expõem no local. Durante o encontro, Maísa destacou a importância do Celeiro para o escoamento da produção artesanal da Capital e da Paraíba e ainda projetou novas possibilidades em conversa com os artesãos.

“Acredito que eles têm um motivo a mais para comemorar, porque era um sonho antigo desse segmento ter um espaço permanente de difusão e comercialização dos trabalhos. Os eventos aconteciam mais de forma sazonal – feiras e encontros. É um momento de confraternização mas de já projetar um novo ciclo do Celeiro, com uma nova amostra que estaremos fazendo essa semana, o Casa nova, arte nossa, que vai mexer inclusive com o layout do Celeiro”, disse Maísa Cartaxo.

Já no Hotel Globo, outro importante ponto de comercialização e de vitrine do artesanato de João Pessoa, onde são realizadas capacitações e oficinas em crochê, um grupo de mulheres crocheteiras, atendidas pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), se confraternizou com Maísa Cartaxo e dialogou sobre as atividades realizadas no local.

De acordo com Regina Bonfá, coordenadora de Trabalho e Enfrentamento à Pobreza, que ministra as atividades ligadas ao artesanato no Hotel Globo, a PMJP vem fortalecendo o artesanato, promovendo ações de geração de renda e de empoderamento feminino. “De 2013 pra cá a prefeitura já realizou mais de trinta capacitações, atendendo cerca de 300 mulheres que hoje vivem do artesanato”, disse Regina Bonfá.

Artistas e artesãos comemoram bom momento – Wilson Figueiredo é escultor de obras conhecidas na cidade, como o Cavalo Alado, no Contorno do Castelo Branco, Asas da Folia, na Praça das Muriçocas, e o Bem do Mar, que homenageia o escritor paraibano Ariano Suassuna, no prédio do Tribunal de Contas, em Jaguaribe. Ele destaca o Celeiro como importante espaço para a reunião da arte e do artesanato.

“É fundamental na vida de um artista ou artesão ter um lugar permanente para acolher seus trabalhos. Aqui, no Celeiro, a gente tem essas duas categorias reunidas, muito bem instaladas, que acaba sendo um diferencial”, disse o artista.

Já Valéria Antunes define o momento do artesanato pessoense como muito bom, principalmente a partir da inauguração do Celeiro Espaço Criativo, há dois meses. Ele ainda destaca a visibilidade que seu trabalho vem tendo desde que foi acolhido no Celeiro. “A gente observa assim os melhores comentários dos visitantes e da população em geral, e isso é muito bom não só pra gente, mas para cidade, que tem a oportunidade de conhecer o trabalho de grandes profissionais”, comemora.

Reconhecimento internacional - Recentemente João Pessoa recebeu o selo Cidade Criativa da Unesco pela sua relevância como vitrine e como grande porta de saída da produção artesanal de todo o estado da Paraíba. O selo é a certificação de que a cidade está integrada a uma rede de cooperação internacional que dará mais visibilidade, credibilidade e mercado para diversas associações de artesãos que fazem da arte com suas mãos uma alternativa de sustento e de manutenção da cultura popular. A Associação Sereias da Penha foi a entidade representativa da classe que chancelou o envio do dossiê a Unesco.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.