Sousa/PB -

Música cabaçal encanta socioeducandas do Centro Rita Gadelha

A música cabaçal invadiu os espaços do Centro Socioeducativo Rita Gadelha, unidade integrante da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice Almeida (Fundac)

Da Redação Repórter PB

18/01/2018 às 17:25

Tamanho da fonte

A música cabaçal invadiu os espaços do Centro Socioeducativo Rita Gadelha, unidade integrante da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice Almeida (Fundac) . Foi ao som do pífano, caixa de guerra e zabumba que a Banda Avuô agitou as internas da unidade socioeducativa na manhã desta quinta-feira (18). A atividade musical faz parte da programação do “Circuito Verão Jovem”, projeto criado para ocupar socioeducandos no mês de janeiro, quando os alunos da Escola Almirante Saldanha encontram-se de férias.

Composta por Naldinho Braga (caixa de guerra), Nara Limeira (zabumba), Renato Oliveira (pífano) e Renan Rezende (pífano e professor de música na unidade), a Banda Avuô é resultado de uma pesquisa realizada pelo músico Naldinho Braga, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em 2001, quando estudava sobre pífanos e grupos que trabalham esse instrumento, no Sertão e Cariri paraibano.

O interesse cada vez mais pelo pífano foi ampliado e impulsionado pelas frequentes viagens a sítios na zona rural da Paraíba e de Pernambuco. Hoje, segundo Naldinho, existem mais de 20 grupos só na Paraíba. “Esse tipo de formação musical é originalmente criado em eventos católicos, alvoradas, novenas, quermesses e benditos (louvores aos santos).

O repertório da Banda Avuô traz músicas tradicionais bem como coco, marcha e valsa que são ritmos da musica cabaçal (com pífanos ou pife). A socioeducanda S.M., 17 anos, e apenas quatro meses na unidade, comentou que gostou desse tipo de música. “Gostei tanto que não parei de dançar”, disse. O repertório incluiu “A briga do Cachorro com a onça”, “O pássaro da Pitombeira”, “Bendito de São José”, “Bendito de Padre Cícero”, “Rosa de Matinha” (Totonho), “Asa Branca” (Luiz Gonzaga), “Rapa Cuia” (Bezerra da Silva) e “O Ovo” (Hermeto Pascoal). A Banda Avuô está se apresentando em todas as unidades socioeducativas e tem boa aceitação.

O “Circuito Verão Jovem”, segundo Nilton Santos, coordenador de Cultura, Esporte e Lazer da Fundac, está trazendo atividades artístico-desportivas aos educandos da Escola Socioeducativa Cidadã Integral, durante todo o mês de janeiro. “É uma série de atividades de esportes, artes e lazer que ocuparão o recesso do calendário letivo escolar nas unidades socioeducativas do Estado”.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.