Sousa/PB -

Recuperação da economia em 2017 reforça previsão de crescimento de 3% para este ano

“Esse conjunto de ações levou a economia a sair da maior recessão da história para um crescimento de 1% esse ano”, comemorou Dyogo Oliveira

Da Redação Repórter PB

01/03/2018 às 14:09

Imagem economia

economia ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

O ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, avaliou como positiva a recuperação da economia registrada em 2017, o que reforça as estimativas de crescimento econômico de 3% para este ano. “O crescimento do PIB reflete a melhora das condições econômicas do Brasil e reforça o resultado positivo das políticas adotadas pelo governo", afirmou Oliveira. A avaliação foi feita com base nos resultados divulgados, nesta quinta-feira (1), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

É o quarto trimestre consecutivo de crescimento da atividade econômica, o que não ocorria desde 2013. Para o ministro do Planejamento, essa recuperação se deve, em grande parte, à implementação de diversas reformas, como a trabalhista, a instituição do teto dos gastos públicos e a substituição da TJLP pela TLP, além da estabilização da economia, controle da inflação e redução de juros.

 “Esse conjunto de ações levou a economia a sair da maior recessão da história para um crescimento de 1% esse ano”, comemorou Dyogo Oliveira.

O ministro enfatizou que um dos principais elementos para recuperação do PIB foi, do lado da oferta, a agropecuária e, do lado da demanda, o consumo das famílias. “Essa recuperação é resultado da melhora das condições do mercado de trabalho, redução da inflação, o que gera crescimento da renda real. Medidas, como a liberação do FGTS e do PIS/Pasep, colocaram dinheiro na mão do trabalhador para quitar contas e abriram espaço para o consumo", disse.

 O investimento no país foi um dos componentes que mais cresceu no 4º trimestre de 2017 e alcançou 2%. O resultado demostra que houve continuidade do movimento iniciado no 3º trimestre, quando alcançou crescimento 1,8%, em relação ao período anterior, considerado o ajuste sazonal.

 “O 4º trimestre apresentou crescimento de 2,1% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, ou seja, neste momento já estamos crescendo a um ritmo de 2% ao ano”, afirmou Oliveira.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.