Você está aqui:
Diretor do PIVAS fala dos incêndios nas Várzeas de Sousa, e abandono do governo do Estado; Ouça

O programa REPOTERPB no Rádio pela 104 FM, entrevistou Rogério Paganelli, diretor do PIVAS – Projeto de Irrigação das Várzeas de Sousa

O programa REPOTERPB no Rádio pela 104 FM, entrevistou Rogério Paganelli, diretor do PIVAS – Projeto de Irrigação das Várzeas de Sousa.

Ele lastimou a onda de incêndios que estão ocorrendo no Perímetro Irrigado, causando prejuízos, e transtorno para os 176 produtores.



Falou do problema que é real: falta de água para a continuidade do Projeto. Sem contar que o desvio no percurso dos 37 KM do canal é grande. “Fica mais de 50% pelo caminho”.

Falta também de fiscalização mais enérgica, e o abandono do governo do Estado que já tem agido energicamente para coibir os desvios de água no canal da redenção. “Falta material humano, efetivo para fiscalizar”.



Relatou que por ano, o PIVAS consegue gerar, considerando não está em plena atividade, R$ 25 milhões. “Agora estamos com menos de 40% de produção ativa”.

A grande preocupação no instante é para descobrir a quem interessa por fogo nos lotes. “O prejuízo ainda é maior quando há queima nos equipamentos de irrigação. Denunciamos as autoridades que investigam a onda de queima nos Lotes”.

Para não falar somente dos espinhos, Rogério Paganelli revelou que saiu o título de posse do 1º lote que abre possibilidade para o próximo ano, os produtores conseguirem financiamento pelo Banco. “Existe uma clausula de contrato que o produtor pode até colocar o próprio lote como garantia, e financiar seu empréstimo”, disse.



Assista a entrevista completa feita pelo Programa REPORTERPB no Rádio pela 104 FM, de segunda a sexta, das 17h/18h, apresentação do Radialista Pereira Jr, e participação de Dinha.

 Assista pela TVRPB aqui

Comentários

Aviso: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste Portal.